O governo dos EUA declarou o estado de emergência depois que uma das maiores redes de oleodutos, operada pela Colonial Pipeline, empresa transportadora de produtos refinados, ficou sem operação devido a um ataque cibernético na sexta-feira (07). O estado de emergência atinge 18 dos 50 estados americanos.
O anúncio do governo permitirá o transporte imediato de combustível em caminhões-tanque para os territórios afetados. O canal Fox Business informou no domingo (10), citando uma fonte anônima próxima à investigação do caso, que a suspeita recai sobre um gangue criminal chamado DarkSide, ativo desde agosto de 2020 e que “cultiva uma imagem de Robin Hood de roubar de corporações e dar uma porção para a caridade”, afirmando que não ataca alvos médicos, educacionais ou governamentais.
Segundo especialistas consultados no domingo (09) pelo jornal The New York Times, a restauração dos sistemas da Colonial Pipeline levará vários dias. Segundo várias reportagens da mídia, o ataque cibernético foi realizado com um código malicioso que cifra os sistemas e exige um resgate para desbloqueá-los.























