Os deputados da base do governo deixaram ontem (19) o plenário virtual da Câmara Legislativa para não votar o requerimento de criação da CPI da Covid no âmbito do Distrito Federal. A manobra foi articulada pela liderança do governo sob a orientação do Palácio do Buriti. A comissão pretende investigar a gestão do governo Ibaneis Rocha (MDB) na condução no combate à peste.
O Misto Brasília transmite ao vivo as sessões da CLDF – acompanhe na capa do site de notícias
No Senado Federal, requerimentos apresentados por senadores foram aprovados para investigar a aplicação de recursos federais no governo distrital para o mesmo fim. Os pedidos foram feitos pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF) através de outros dois senadores, já que o parlamentar não é membro da CPI da Covid do Senado.
“Temos as assinaturas necessárias e fato determinado, como exige a legislação”, disse Leandro Grass (Rede). Arlete Sampaio (PT) lembrou o papel de “agentes públicos” dos deputados distritais: “Somos defensores do erário. Se não instalarmos a comissão, seremos omissos, coniventes e corresponsáveis pelos malfeitos”.
O deputado distrital João Cardoso (Avante) defendeu a CPI e disse não querer carregar culpa pela “omissão”. O presidente da Casa, deputado Rafael Prudente (MDB) encerrou a sessão devido à ausência do número mínimo de distritais para prosseguir com a ordem do dia.