Eleitores do Peru ainda sem saber quem venceu as eleições

Eleições Peru Keiko Fujimori e Pedro Castillo
Keiko Fujimori e Pedro Castillo disputaram o segundo turno das eleições presidenciais do Peru/Arquivo/Reprodução
Compartilhe:

Pedro Castillo recebeu 50,12% dos votos válidos, contra 49,87% de Keiko Fujimori

Mais de três semanas após o segundo turno das eleições presidenciais no Peru, a proclamação do vencedor continua sendo adiada. Depois de denuncia, sem provas, “fraude em seções eleitorais”, a candidata direitista Keiko Fujimori pede agora uma auditoria internacional das eleições pela Organização dos Estados Americanos (OEA).

Segundo o Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE), com 100% das urnas apuradas, o esquerdista Pedro Castillo recebeu 50,12% dos votos válidos, contra 49,87% de Keiko. A diferença é de 44.058 votos. Entretanto, o fujimorismo tenta mudar o resultado com pedidos de anulação de aproximadamente 200 mil votos de zonas rurais majoritariamente pró-Castillo de forma contundente.

Em uma carta dirigida ao presidente peruano, Francisco Sagasti, e tendo em vista que o Júri Nacional de Eleições (JNE) vem rejeitando as contestações por falta de provas, Fujimori insiste numa auditoria internacional para “determinar se os resultados representam a vontade popular”.

Ela pede também que a votação seja revista “como aconteceu na Bolívia“. A própria missão de observação da OEA, presente durante as eleições, já descreveu o processo eleitoral no Peru como “positivo” e descartou “irregularidades graves”. (Da DW)

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas