O contrato firmado em 2019 está sob investigação. Convidados promovem confusão
A fazenda que serviu de palco para a festa de aniversário do governador Ibaneis Rocha, e do seu amigo e ex-chefe da Casa Civil, Valdetário Monteiro, é de propriedade do empresário Marcelo Perboni. A festa aconteceu no sábado (10), em Uberaba, no Triângulo Mineiro.
No mesmo dia, amigos de Ibaneis que não tiveram seus nomes revelados, promoveram confusão num hotel da cidade. O governador está em férias dá duas semanas e deve se ausentar do Palácio do Buriti até o dia 23, período que responde pelo governo distrital o vice-governador Paco Brito (Avante).
Perboni tem um galpão no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), que foi alugado no ano passado para o Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal (Iges-DF). A Contratação emergencial foi feita por dispensa de licitação.
O Ministério Público do Tribunal de Contas do DF investiga uma suposta irregularidade no contrato de aluguel anual de R$ 17,2 milhões, informou a TV Globo. O galpão foi transformado numa central de logística para armazenar insumos farmacêuticos. No local funciona o Núcleo de Insumos Farmacêuticos e a Gerência de Insumos e Logística com quatro câmeras frias para armazenamento dos medicamentos na “temperatura ideal”, além dos cinco pavimentos para estrutura administrativa, segundo divulgou, em dezembro de 2019, a Agência Brasília.
Foto: Daniela e Marcelo Perboni/Arquivo/Reprodução Correio da Bahia
Perboni atua no ramo de produção e distribuição de frutas e verduras. Em fevereiro deste ano, ele promoveu uma festa para comemorar a eleição de Arthur Lira na presidência da Câmara dos Deputados. Numa casa do Lago Sul, participaram pelo menos 300 pessoas que não cumpriram o distanciamento social e o uso obrigatório de máscaras, lembra o G1 do DF.
O empresário é acusado pelo Ministério Público Federal de fraude de R$ 3,8 milhões. Ele é acusado de se apropriar indevidamente de valores a serem pagos como impostos. Ele já recorreu no Superior Tribunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal, mas os pedidos foram negados.
No dia 3 de fevereiro deste ano, depois da festa no Lago Sul, o advogado Marcelo Luiz Ávila de Bessa, que atua na defesa Marcelo Perboni, publicou nota afirmando que a “ação penal ainda está em seu início” e que é motivada por um “erro cometido pela Receita de Santa Catarina“, segundo publicou o Poder360.
Marcelo tem plantações de frutas no Nordeste. A produção é distribuída em 20 estados brasileiros. A sua esposa é Daniela, dona da Casa do Chocolate, uma das mais tradicionais revendedoras de doces da capital.
Foto: deputada Celina Leão e a primeira dama Mayara Noronha na festa de Ibaneis. Posteriormente as imagens foram removidas das redes sociais/Reprodução TV Globo
Confusão na madrugada – Provavelmente depois da festa de aniversário, seis convidados do governador foram detidos pela Polícia Militar (PM) por perturbação do sossego, desacato e dano em um hotel no Bairro Recreio dos Bandeirantes, segundo publicou o G1 Triângulo e Alto Paranaíba.
Todos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Plantão, onde foram ouvidos e liberados. Um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi instaurado. O G1 e a TV Integração conseguiram apurar que entre os convidados que foram detidos estavam advogados, empresários e funcionários públicos de Brasília, de 25, 33, 44, 47, 49 e 55 anos de idade, mas os nomes não foram revelados.
Mas os nomes dos envolvidos não foram divulgados pela PM, por isso, não foi possível procurar cada um para se manifestar sobre o caso. Os hóspedes consumiram bebida alcoólica, quebraram várias garrafas de cerveja na recepção e arremessaram álcool em gel nos funcionários.