A história pelas lentes do cinema começa na próxima sexta-feira, na praça Nelson Corso
Na Vila Planalto, na praça Nelson Corso começa o projeto “Brasília 60+1 – nossa história pelas lentes do cinema” a partir de sexta-feira (23). A programação do Instituto Latinoamerica vai contemplar 32 regiões administrativas do DF até o fim do ano. O evento vai exibir dois filmes por dia – um curta e um longa-metragem, entre documentários e ficção -, que trazem um recorte do imaginário de Brasília e do cinema brasileiro. Ao todo, serão 192 sessões gratuitas de cinema.
A entrada é gratuita, mas o público será limitado a 80 pessoas. A medida visa cumprir os protocolos de segurança sanitária, como manter distanciamento físico e evitar aglomerações. Os ingressos deverão ser retirados na praça, até às 18h30, no dia do evento.
A cerimônia de abertura será transmitida pelo canal do Instituto no YouTube. Para a estreia, serão exibidos os filmes Delfini Brasília, olhar operário, de Maria do Socorro Carneiro, e Amor & Brega, do cineasta brasiliense Ronaldo Duque.
O presidente do Instituto, Atanagildo Brandolt, explica que o projeto foi idealizado para ser realizado ao longo das comemorações do aniversário de 60 anos de Brasília, em 2020. “Com a pandemia, tivemos que aguardar e, por fim, nos readaptar, porque 61 anos só se comemora uma vez. Então, agora, faremos o evento presencialmente com o mesmo entusiasmo e observando todas as medidas de segurança necessárias”.


