Conheça 20 aplicativos para fugir do WhatsApp, do Instagram e do Facebook

Redes sociais Misto Brasil
As redes sociais passaram a fazer parte da rotina da maioria das pessoas no Planeta/Arquivo
Compartilhe:

São diferentes apps que permitem a comunicação variada entre pessoas e grupos de internautas

Com a queda dos serviços fornecidos pelo Facebook, diversos usuários saíram em busca de outras plataformas de troca de mensagens. A queda das plataformas atingiu também comerciantes e empresários que dependem dos serviços de mensagens para oferecerem seus produtos e serviços.

Com a queda do WhatsApp, de quase sete horas, às vésperas do Dia das Crianças, o comércio brasileiro registrou queda nas vendas, e passou a buscar alternativas para tentar reduzir o prejuízo. Com todas essas plataformas fora do ar, o que fazer para se manter conectado e evitar prejuízos? Com informações da agência Sputnik, WK3, RBS e Tecnoblog.


Telegram

No Twitter, diversos usuários relataram a migração para o Telegram, que já conta com meio bilhão de usuários ativos. O aplicativo é totalmente gratuito e possui diversos recursos de segurança, privacidade e sincronização.

Apesar de ser simples, o Telegram é leve e conta com diversas funções importantes, como conversas autodestrutivas, bots, player de vídeo nativo, criação de grupos de até 200 mil participantes, chamadas de voz e vídeo, versão para PC independente, edição de mensagens, envio de fotos, texto, áudio e vídeos, entre outras.

O Telegram, uma rede frequentemente utilizada por políticos, órgãos governamentais e agências de notícias, conta com troca direta entre os usuários e apresenta diversas outras funções. Uma destas funções são os canais, que servem para transmitir mensagens para grandes públicos e podem ter uma quantidade ilimitada de inscritos.

O aplicativo também conta com criptografia de ponta-a-ponta, evitando qualquer vazamento de conversas, e está disponível para smartphones ou tablets (Android, iOS, Windows Phone, Ubuntu Touch, Firefox OS), computadores (Windows, OS X, GBU/Linux) e aplicação web.



Signal

O aplicativo de mensagens instantâneas Signal, que conta com mais de 100 milhões de usuários, é focado em privacidade, permitindo ao usuário bloquear capturas de tela, borrar rostos de fotos e enviar imagens com visualização única.

Além disso, ele permite escolher por quanto tempo a mensagem enviada ficará disponível na conversa, bloqueio por biometria, envio de fotos com visualização única e envio de mensagens com remetente oculto.

O Signal tem versões para PC Windows, Mac e Linux. Também está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. O cadastro é feito com o número do celular, contudo, é preciso que os contatos de sua agenda também tenham o aplicativo instalado.

Google Chat

Uma das vantagens do Google Chat é poder integrar as funcionalidades de planilhas, documentos, agendas e outros gadgets do Google com membros da equipe de trabalho.

O chat do Google, que possui mais de cinco milhões de usuários, conta com função “não perturbe“, possibilidade de instalar bots, integração com outros serviços da empresa, criação de grupos e conversas com pessoas de fora da organização.

O recurso conta com criptografia ponta-a-ponta e está disponível para PC (Windows e Mac), além dos sistemas operacionais Android e iOS para celulares e tablets.



Skype

Conhecido como uma das primeiras ferramentas para chamadas de vídeo, o Skype, que chegou a 40 milhões de usuários, oferece funções como chamadas de voz e vídeo, enquetes, compartilhamento de tela, tradutor, compartilhamento de arquivos, gravação da chamada, legendas ao vivo e chats, entre outras.

O aplicativo deve passar por uma atualização no design das chamadas, com novos layouts e temas. A Microsoft ainda promete tornar o novo Skype mais rápido e estável, além de fornecer novas funções. O aplicativo está disponível para PC (Windows, Mac OS X e Linux) e celulares Android e iOS.

Briar

O Briar promete mensagens seguras, em qualquer lugar, com chats e fóruns criptografados ponto a ponto. As mensagens também são armazenadas com segurança no seu dispositivo, não na nuvem e você pode se conectar diretamente com contatos próximos usando Bluetooth ou a rede Wi-Fi interna. Foi desenvolvido para ativistas, jornalistas e qualquer pessoa que precise, de uma maneira segura, fácil e robusta.

O que muda? Ao contrário dos aplicativos de mensagens tradicionais, o Briar não depende de um servidor central, as mensagens trocadas no app são sincronizadas diretamente entre os dispositivos dos usuários. Se a internet estiver inoperante, o Briar pode sincronizar, mantendo as informações fluindo, mesmo uma situação de crise.

E, ainda, se a Internet estiver disponível, o Briar pode sincronizar através da rede Tor, protegendo os usuários. É um aplicativo de software livre e de código aberto. Sem dúvida, o mais seguro da lista, com uma equipe trabalhando para fazê-lo referência.



Bridgefy

O Bridgefy é também um aplicativo de mensagens offline que permite que você se comunique quando não tiver acesso à internet, basta ligar o Bluetooth. Pode ser ideal para festivais de música, estádios, comunidades rurais, em desastres naturais, viagens ao exterior, manifestações e outras situações de redes congestionadas ou offline.

O aplicativo oferece conexão em três modos: 1) pessoa a pessoa, converse em privado com amigos a menos de 100 metros de você; 2) modo mesh, converse com pessoas a mais de 100 metros de você conectando-se a outros usuários do Bridgefy como uma ponte; 3) modo bradcast, seção transmissão e envie mensagens para todos os usuários do Bridgefy ao seu redor ao mesmo tempo, mesmo os fora da sua lista de contatos.

Ha, ele funciona online também, use sua conexão com a Internet para conversar com amigos em qualquer lugar do mundo que também tenha uma conexão de internet.

FireChat

O FireChat é um aplicativo gratuito de mensagens ponto a ponto que funciona com ou sem acesso à internet e envia mensagens diretamente entre dispositivos móveis usando conexões Bluetooth e Wi-Fi (dentro da mesa rede). Cada dispositivo atua como um relay, criando uma rede mesh entre grupos próximos e usuários do aplicativo com a promessa de uma comunicação segura.

O FireChat já foi utilizado em várias situações por líderes comunitários, equipes de emergência e pessoas em geral para se comunicarem quando estavam isolados de redes externas, incluindo os famosos protestos pró-democracia em Taiwan e Hong Kong, desastres naturais no Equador e Caxemira e eventos como o Burning Man.

O FireChat também funciona usando conexões Bluetooth e Wi-Fi do smartphone para se comunicar diretamente com outros dispositivos a até “200 pés” que também baixaram o aplicativo. A tecnologia Multihop conecta todos os dispositivos dentro do alcance, criando uma rede mesh que funciona, mesmo quando o acesso falha.



StumbleUpon

No StumbleUpon você só recebe na sua timeline assuntos que te interessam. Dessa forma você consegue fazer amizade com pessoas que gostam dos mesmos assuntos que você.

GetGlue

O GetGlue é uma rede social antiga, mas se você ainda não tem fica a dica para se cadastrar o quanto antes. Por lá é possível compartilhar e avaliar filmes, programas de TV, séries, musicas etc. É um ótimo jeito de escolher uma nova série para começar a ver ou decidir qual filme assistir no final de semana.

Celular mãos trabalho
O celular passou a ser uma ferramenta de lazer e também de trabalho/Arquivo/TMLD

Couple

Dizem que as redes sociais distanciam os casais, mas esse não é o caso da CoupleNela você só pode ter 01 pessoa adicionada! Sim, é uma rede para casais. Lá eles podem compartilhar fotos, conversar em tempo real, colocar lembretes para datas importantes, marcar eventos que os dois não podem esquecer.



Ask.fim

A Ask.fm é uma rede social de perguntas e respostas em que o internauta pode questionar seus amigos usando seu perfil ou anonimamente e também responder as dúvidas deles na Internet. A interface é simples e a rede social é muito interativa e divertida, mas também polêmica. Afinal, quem pergunta o que quer pode ouvir (ou ler) o que não quer.

Tumblr

O Tumblr funciona como uma mistura de blog e rede social, resgatando usuários dos dois tipos de plataformas. É possível publicar textos, imagens, vídeo, links, citações, áudio e gifs.

Snapchat

O Snapchat é uma rede social para compartilhamento de fotos e vídeos de forma instantânea e com “data de validade”. O sistema permite ao usuário definir um prazo para que fotos e vídeos enviados fiquem disponíveis no feed dos seus amigos. Além disso, se algum contato fizer screenshot da tela, o aplicativo avisa sobre a cópia.



Plurk

Com mensagens de até 140 caracteres, o Plurk exibe os textos dos seus participantes numa linha do tempo que pode ser consultada a qualquer momento pelos usuários. Pela ferramenta é possível compartilhar vídeos e fotos, algo que no Twitter não se faz. O recurso de URLs encolhidas também está disponível. Além disso, o Plurk permite o envio de mensagens para um grupo específico, emoticons e organiza as conversas junto à mensagem inicial, facilitando a visualização.

Jaiku

É um serviço comprado pelo Google recentemente, o Jaiku também segue a fórmula dos 140 caracteres. A ferramenta também acrescenta ícones para facilitar a comunicação. É possível colocar símbolos que vão de sinais de trânsito à cartoons às mensagens. O Jaiku também permite a criação de canais pelos quais os seguidores seguem mensagens relacionadas a um assunto, ou pessoa, do canal.

FriendFeed

O FriendFeed faz o papel de agregador de redes sociais. Facebook, Twitter, YouTube e Flickr são alguns dos sites que podem publicar diretamente na lista do site. O layout é bastante similar ao Twitter, com algumas vantagens, como os grupos. Ele também possui aplicações para uso facilitado via browser.



Hictu!

A versão multimídia dos microblogs, o Hictu permite aos usuários criarem seus microblogs com texto, áudio ou vídeo. Conforme a página, basta apertar o botão record para capturar seu “microvlog”.

Yammer

Lançado em 2008, é um microblog para executivos. A entrada é condicionada ao domínio de e-mail do usuário. Também é possível enviar mensagens para grupos, incluindo arquivos anexados. O serviço possui clientes para iPhone e BlackBerry.



Ping.fm

É um um agregador que permite aos usuários publicar mensagens em 40 redes sociais simultaneamente. As redes incluem microblogs, blogs e sites de relacionamento.

Grooner

O Grooner é um pacote com a linguagem PHP. Ele permite posts de até 141 caracteres, e inclui a possibilidade de enviar emoticons e criar listas de amigos.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas