Entre as atividades permitidas estão a produção teatral e musical, espetáculos de danças e circenses e bibliotecas
Cinco novos lotes para equipamentos culturais no Eixo Monumental foram criados por uma lei que foi publicada hoje (29) no Diário Oficial do Distrito Federal. Os lotes ficam entre a Praça do Cruzeiro e a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), e podem ter apenas equipamentos culturais.
Entre as atividades permitidas estão a produção teatral e musical, espetáculos de danças e circenses, bibliotecas, arquivos, museus, entre outros. Os projetos arquitetônicos das futuras edificações terão que ser aprovados em concursos públicos, informou a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação.
Um dos espaços já está reservado para receber a sede do Arquivo Público do Distrito Federal (APDF). O lote anteriormente proposto precisou ser deslocado para garantir uma visão mais livre do pôr do sol vislumbrado da Praça do Cruzeiro.
Os lotes serão criados com distância mínima de 100 metros entre eles e deverão respeitar os parâmetros de afastamentos, manutenção e do acesso pelas vias locais. Também foram definidas a área máxima a ser ocupada e os tamanhos e alturas – máximo de 12 metros, podendo chegar a 20 metros com elementos de destaque/escultóricos.

