Eleição aconteceu depois seis dias frenéticos de negociações fracassadas entre os partidos
Os partidos da Itália votaram, neste sábado (29), pela permanência do presidente Sergio Mattarella por mais um mandato, evitando o caos político que uma falha na eleição de seu sucessor poderia ter desencadeado na terceira maior economia da zona do euro.
Ao final de seu primeiro mandato de sete anos, e após sete votações fracassadas e seis dias frenéticos de negociações fracassadas entre os partidos , Sergio Mattarellafoi reeleito presidente da República.
Mattarella recebeu uma delegação de líderes de facções parlamentares, a quem ele teria anunciado sua disposição para liderar novamente o país, “considerando a situação”, já que as últimas sete rodadas de votação não produziram resultados.
Parlamentares aplaudiram quando o deputado de 80 anos, cujo primeiro mandato termina em 3 de fevereiro, recebeu os votos necessários para um segundo mandato de sete anos, no oitavo turno de uma votação que dividiu a unidade nacional do governo em Roma.
Apesar de a contagem de votos ainda não ter terminado, Mattarella já reuniu a maioria de 505 votos necessários para a vitória.


