O fogo aconteceu depois de bombardeios realizados pelas tropas russas
A usina nuclear de Zaporozhie, no sul da Ucrânia, informou na madrugada desta sexta-feira (04) sobre um incêndio que deflagrou em seu território. A instalação encontra-se na cidade de Energodar e é a maior usina nuclear na Europa. Na segunda-feira (28), o Ministério da Defesa da Rússia informou que as tropas russas assumiram o controle sobre a cidade.
O incêndio na usina atingiu cerca de 2 mil metros quadrados, segundo o Serviço de Emergência Estatal ucraniano. O fogo foi extinguido às 06h20, no horário local, e, de acordo com os dados da entidade, não foram registradas vítimas.
Vejas as imagens reunidas em vários vídeos no canal do Misto Brasília no YouTube
A Agência Internacional de Energia Atômica disse também que o incêndio não afetou o equipamento essencial da usina, enquanto o Departamento de Energia dos EUA confirmou não ter detectado aumento do nível de radiação no local. O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, também afirmou que não houve liberação de radiação após o incêndio na usina nuclear.
Boris Johnson prometeu em telefonema com o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, que vai organizar uma reunião emergencial do Conselho da Segurança da ONU em relação ao incidente.
Em pronunciamento, o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, pediu aos russos que protestem contra a ocupação da usina nuclear de Zaporíjia, a maior da Europa. Segundo autoridades locais, forças russas assumiram o controle da usina nesta sexta-feira. Um incêndio atingiu um dos reatores após uma série de bombardeios russos no local ao longo da noite.























