O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou que o PMDB ouve das urnas pedido de reforma política mais do que nunca. .
Na visão de Calheiros, mesmo perdendo em número de votos para o PSDB, o PMDB elegeu o maior número de prefeitos e cresceu em relação às eleições de 2012. Para ele, foi o partido vitorioso das eleições municipais.
O PMDB elegeu 1.028 prefeitos nas eleições municipais. Em 2012, o partido conseguiu 1.015 prefeituras. O PSDB, segundo lugar, fez 793 prefeitos no primeiro turno deste ano.
“O PMDB teve 14,7 milhões de votos, perdeu apenas para o PSDB que teve 17 milhões, mas sendo que metade disso na cidade de São Paulo”, afirmou Renan após participar de um seminário no Congresso sobre transporte e logística.
Além de dizer que a legenda peemedebista foi o vitoriosa nas eleições, Calheiros acentuou que é o maior partido “em meio a essa complexa pulverização partidária que existe hoje no Brasil”.
Para Calheiros, mais do que nunca é preciso uma reforma política.Essa foi uma das mensagens dos brasileiros traduzida pelas urnas.
Confira áudio de Calheiros ao lado.