Uma forte corrente dentro da Câmara dos Deputados trabalha para manter o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (PMDB-RJ), no comando. Em fevereiro de 2017 haverá eleição do presidente, e de olho no futuro a articulação se nota.
O próprio Maia informou que certos deputados da oposição querem que ele tente a reeleição na Casa. No entanto, ele afirmou que não tem interesse em disputar um segundo mandato. E não pretende “atrapalhar” votações e o presidente Michel Temer.
“Se eu fizer isso agora, vou atrapalhar o governo, atrapalhar a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do teto (de gastos)”, afirmou o presidente da Câmara. “Não quero disputar reeleição. Quero aprovar a PEC do teto. Marcar meu mandato pela travessia”, enfatizou Maia.
Segundo o regimento, para um presidente da Casa tentar se reeleger, somente poderá em caso de uma eleição de deputado entre as disputas para a presidência.
Para aliados do presidente da Casa, regimento da Câmara dá a entender que a regra só é aplicada para presidentes eleitos para um mandato de dois anos. Aí estaria a saída. Esse não é o caso de Maia. No momento, ele está em pleno mandato-tampão.Com agências de notícias.