O depoimento de Lula da Silva ao juiz Sérgio Moro começou logo após as 14 horas e terminou por volta das 17h30, segundo as primeiras informações. Os vídeos podem ser divulgados ainda hoje ou amanhã, pois a audiência ainda não terminou na justiça federal.
Essa não seria a primeira vez que isso acontece, lembrou a Gazeta do Povo. Os primeiros depoimentos dos delatores Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef depois da celebração do acordo, por exemplo, duraram cerca de dez horas no total e os vídeos só foram anexados ao processo no dia seguinte.
Em razão do horário, a entrevista coletiva prevista pela defesa do ex-presidente foi adiada. O petista é acusado de ter recebido R$ 3,7 milhões de propinas da empreiteira OAS no caso do tríplex do Guarujá, em São Paulo.
O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) subiu ao palco na praça Santos Andrade aos gritos de “Dirceu, guerreiro povo brasileiro”. O paranaense defendeu o discurso de que Lula vem sendo alvo de perseguição. “Eleições em 2018 sem Lula é fraude”. No entanto, ele não tocou no nome de seu pai durante sua fala. Dirceu está cumprindo pena com tornozeleira eletrônica em Brasília.
Dependendo do horário em que a audiência terminar, os vídeos do depoimento podem ser divulgados somente amanhã.