Governo espanhol tira autonomia política da Catalunha

Compartilhe:

O governo do primeiro-ministro Mariano Rajoy anunciou neste sábado (21) a aplicação, pela primeira vez na história da democracia espanhola, do artigo 155 da Constituição, medida que prevê uma intervenção na autonomia política da Catalunha.

Com a decisão, o chefe do governo catalão e líder do movimento independentista, Carles Puigdemont, e todo o seu gabinete deverão ser suspensos. Um representante de Madri seria posto em seu lugar, até que, dentro de seis meses, novas eleições sejam realizadas na Catalunha.

O objetivo, segundo anunciou Rajoy em discurso, é fazer a Catalunha voltar à legalidade, recuperar a normalidade, continuar a recuperação econômica – “que se a colocado em perigo” – e realizar novas eleições regionais. 

O anúncio é a resposta derradeira de Madri à busca dos separatistas catalães pela independência, um movimento tido como ilegal pelas leis espanholas. A medida terá que passar pelo Senado, que deve votá-la na sexta-feira. No sábado, ela entraria em vigor.

“Não se trata de suspender a autonomia nem acabar com o governo autônomo“, discursou Rajoy. “A administração da Generalitat (catalã) seguirá sendo a administração ordinária, mas sob ordens das novas autoridades designadas por Madri.” (Da DW)

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades





Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas