O Dia da Terra é celebrado todo 22 de abril para promover a conscientização sobre a necessidade de proteger o planeta da poluição e sobre – exploração dos recursos naturais. O Google se une a este ano com um ‘doodle’ animado em cujo desenvolvimento colaborou com a primatologista Jane Goodall.
A origem do Dia da Terra remonta ao final da década de 1960. Segundo a Wikipedia, em 1968, o professor Morton Hilbert e o Serviço de Saúde Pública dos Estados Unidos organizaram uma conferência sobre os efeitos da deterioração ambiental na saúde, registra o El Periódico, da Espanha.
A partir desse episódio, Hilbert e seus alunos pensaram em dedicar um dia à conscientização ambiental. Adicionado a esta iniciativa foi o Projeto de Sobrevivência promovido pela Northwestern University e o senador e ativista Gaylord Nelson, que acabou sendo a figura chave.
Em 1970, Nelson organizou um dia de manifestações nos Estados Unidos para exigir a criação de uma agência para lidar com a proteção do meio ambiente. Um de seus objetivos era conseguir a máxima participação de professores e estudantes universitários, assim ele pensava da semana de abril 20-26, porque ele não corresponde com exames ou férias de primavera. E ele escolheu quarta-feira para considerar que haveria mais estudantes no campus naquele dia por causa do afastamento do fim de semana.
Era 22 de abril de 1970 e o senador batizou o dia como Dia da Terra, aceitando o conselho de Julian Koenig, um amigo dele que trabalhava como executivo de publicidade.
A eleição da data não foi livre de controvérsia para coincidir com o centenário do nascimento de Lênin segundo o calendário gregoriano. Isso levou alguns críticos da comemoração a chamá-la de “engano comunista”.
Cerca de 20 milhões de americanos participaram dos comícios do Dia da Terra, um sucesso que levou o governo dos EUA a fundar a Agência de Proteção Ambiental. E anos mais tarde, a ONU fixou 22 de abril como o Dia Internacional da Mãe Terra em “reconhecimento de que a Terra e seus ecossistemas sustentam nossas vidas”.