Comandante do Exército detona proposta do Corredor Triplo A

Compartilhe:

O comandante do Exército, general Villas Boas, voltou a se manifestar nas redes sociais. Depois de falar sobre política partidária há menos de uma, o militar resolveu comentar sobre geopolítica. Desta vez, resolveu criticar a proposta do Corredor Triplo A (conhecido também como AAA), que é uma proposta que de um corredor Andes-Amazônia-Atlântico de 1.223.997 km2 para supostamente proteger etnias indígenas.

Do lado brasileiro, o Corredor incluiria toda a calha norte do rio Amazonas 81 terras indígenas.

Para o general, o projeto vai contra a soberania nacional brasileira. “Minha missão como Comandante do @exercitooficial, preocupado com interesses nacionais, é indicar os riscos dessa proposta para o país. Precisamos discutir profundamente com a sociedade”.

A proposta está em discussão há algum tempo e no ano passado foi levada à Conferência do Clima (COP-23), na Alemanha e ao encontro mundial de ministros do meio ambiente das Nações Unidas, no Quênia.

A jornalista Fabíola Ortiz já escreveu no site Eco que a ideia que ainda gera controvérsia tem feito os olhos de muitos ambientalistas brilharem, assim como os de gestores políticos que vislumbram nesta como sendo uma grande contribuição da América Latina para a conservação da biodiversidade e evitar os impactos drásticos da variação do clima.

Um dos defensores é presidente da Fundação Gaia Amazonas, o antropólogo Martin Von Hildebrand. “Por que não somar todas estas áreas e conectá-las em um grande eixo até o Atlântico?”

Mapa da proposta do corredor AAA. Imagem: Fundação Gaia Amazonas.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas