França não descarta declarar estado de emergência

Compartilhe:

Depois de um dia marcado pela violência, naquela que foi a terceira manifestação dos “coletes amarelos”, que protestam contra a perda de poder de compra e o aumento do imposto dos combustíveis, o ministro do Interior da França, Christophe Castaner, não põe de lado a hipótese de declarar estado de emergência no país.

“Para mim não há tabu. Nenhuma medida pode ser excluída”, respondeu Castaner aos microfones da BFMTV, na noite de sábado, quando questionado sobre a possibilidade de declarar estado de emergência. “Vamos estudar os procedimentos que nos permitam garantir a segurança”, completou. “Tudo o que permita isso não é, para mim, um tabu. Estou pronto para tudo.”

O estado de emergência é declarado, de acordo com a lei francesa, em “em casos de perigo iminente, como resultado de quebras na ordem pública ou no caso de ameaças, pela sua natureza e gravidade”. É uma ferramenta de último recurso que só pode ser declarada num período máximo de 12 dias — que podem ser prolongados pelo Presidente. (Do Público)

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas