O número de famílias endividadas bateu recorde no Distrito Federal, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). No mês passado, 83,3% das famílias tinham algum tipo de dívida.
O estudo mostra também que o cartão de crédito é o principal causador do endividamento dos brasilienses, apontado por 90,6% dos entrevistados como responsável pela maior fatia da dívida. Em seguida vem o financiamento de carro (29,1%); financiamento de casa (20,5%); cheque especial (10,4%); carnês (8,1%); e crédito consignado (8,2%).
Em novembro, 771.915 famílias estava com algum débito. No mês seguinte, 18,9 mil famílias entraram na estatística elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgada hoje pela Fecomércio-DF. O presidente interino da Fecomércio-DF, Francisco Maia, explica que apesar do endividamento ter crescido, as projeções para este ano são positivas. “As projeções para 2019 são otimistas, acreditamos que com a redução das taxas de juros haverá uma queda na inadimplência este ano”, diz o presidente da Fecomércio.