Governo Bolsonaro na visão da opinião pública

Compartilhe:

Foi divulgada a mais recente pesquisa de opinião pública XP/Ipespe. Entre os dias 11 e 13 de março, entrevistados de todo o país falaram sobre política, economia e sociedade.

Sobre o governo Bolsonaro, a avaliação positiva (bom e ótimo) oscilou de 40% para 37%, dentro da margem de erro do levantamento. Já a avaliação negativa (ruim e péssimo) deu um salto, passando de 17% para 24%. Um sinal amarelo acendeu para o Planalto, mas nada que não possa ser ainda contido.

Já o Congresso Nacional manteve-se dentro dos níveis históricos de avaliação. Para 37% dos entrevistados ele é ruim ou péssimo, enquanto apenas 18% consideram-no bom ou ótimo.

Com relação à percepção da corrupção, 44% acreditam que ela diminuirá nos próximos seis meses. Para outros 25%, ela aumentará no período. É importante ressaltar que o tema foi uma das bandeiras da campanha de Bolsonaro.

Assunto na ordem do dia, a reforma da Previdência também foi avaliada na pesquisa. Aqui, em linhas gerais, o governo tem boas notícias. Para 64% dos entrevistados, as mudanças nas regras previdenciárias são necessárias, enquanto 31% se dizem contrários. O apoio da opinião pública é fundamental para o êxito do governo na matéria.

Um dado interessante diz respeito às fake news. Rádio, televisão e jornais continuam sendo os mais confiáveis para os brasileiros. Do outro, redes sociais em geral são vistas com desconfiança.

Pesquisas de opinião pública são importantes pois servem para o balizamento e a definição de estratégias de ação por parte dos atores políticos.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas