Distritais também querem orçamento impositivo

Compartilhe:

O Congresso Nacional deve alterar a Constituição para que as emendas dos parlamentares e das bancadas sejam impositivas no Orçamento da União. A decisão dá mais corpo à destinação de recursos pelos parlamentares, mas dificulta manobras do governo federal para seus interesses. A questão é antiga e está a um posso de ser concluída.

Na Câmara Legislativa do Distrito Federal há um movimento para que um projeto semelhante seja transformada em lei. A proposta pretende alterar a Lei Orgânica. Um grupo de nove distritais pretende reservar até 1% da receita corrente líquida (RCL) para a execução obrigatória de emendas coletivas, de bancada ou bloco parlamentar.

O Misto Brasília transmite ao vivo as sessões da CLDF – na seção vídeo

A proposta já foi aprovada na Comissão Especial de Propostas de Emendas à Lei Orgânica (Cepelo) e na Constituição e Justiça (CCJ). Nas próximas duas semanas a proposta deve ser analisada no plenário da Câmara Legislativa em duas votações.

No Governo do Distrito Federal, segundo informou o CB com base numa nota oficial, 85,97% dos recursos do Tesouro que o governo pode movimentar estão comprometidos por despesas obrigatórias — o percentual corresponde ao valor de R$ 15,5 bilhões. 

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas