Eu tenho muitas saudades da época de criança, que ia para a fazenda de meu avô, o “Nono” Clemente. Sentado à beira do fogão à lenha, fumando o seu cachimbo, contava histórias misturando o português e o italiano.
E uma das comidas prediletas que saiam daquele fogão à lenha era a galinhada! Claro que à moda italiana, estava sempre acompanhada de uma polenta, seja ela apenas dura ou até mesmo frita, direto na banha de porco.
Aí você vai dizer: “Nossa Marcelo, que comida mais gordurosa!”
Até concordo que, para os nossos padrões culinários de hoje, o alto índice de gordura animal poderia ser um fator negativo, mas o sabor daquela galinhada ainda guardo até hoje em minha memória gustativa.
Como imigrantes, meus avós tiveram que se adaptar com a escassez de alimentos, que eram trazidos de outras capitanias, tiveram que arranjar substitutos. Não tinha batata, usavam mandioca. A couve foi substituída pela taioba, entre outros. Com isso, a culinária ficou diferenciada, pois utilizava os produtos que tinham à mão.
Galinhada da Fazenda
A boa Galinhada não é só arroz com galinha, mas pode ser acompanhada também com milho, açafrão, pimenta de cheiro e muita cebolinha verde. É uma combinação divina! A galinhada não tem um país oficial de origem. E aqui no Brasil, ganhou várias versões. Pode ser a mais italiana, com polenta e muito molho de tomate ou até mesmo a galinhada de Goiás, que além de arroz e frango, também pode levar umas lascas de pequi e gueroba.
Ingredientes
3 colheres (sopa) de óleo
1 frango inteiro em pedaços (com aproximadamente 2kg)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 cebola em cubos
2 dentes de alho picados
1 colher (chá) de açafrão
2 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido
1 lata de milho verde escorrido
2 cubos de caldo de galinha
5 xícaras (chá) de água fervente (aproximadamente)
1 xícara (chá) de cenoura ralada
3 tomates sem pele e sem sementes em cubos
3 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
Modo de preparo
Aqueça uma panela com o óleo, em fogo alto, e frite o frango temperado com sal e pimenta até dourar. Retire e reserve. Na mesma panela, junte a cebola, o alho e refogue por 3 minutos. Adicione o açafrão, o arroz e frite por 3 minutos. Despeje o frango, o milho, o caldo de galinha dissolvido na água, tampe e cozinhe, em fogo baixo, por 30 minutos. Se necessário, acrescente mais água. Junte a cenoura, o tomate, tampe e cozinhe por mais 10 minutos. Desligue e deixe descansar por 10 minutos com a panela tampada. Transfira para uma travessa, polvilhe com o cheiro-verde e sirva.
Siga as minhas redes sociais, sempre com a “hashtag”: #passamainacozinha
Facebook: https://www.facebook.com/passamainacozinha/
Instagram: @chefmarcelopassamai
Email: passamainacozinha@gmail.com


