O deputado Júlio César Ribeiro (PRB) foi o parlamentar da bancada federal do Distrito Federal que apresentou o maior número de projetos de lei entre fevereiro a junho. Em segundo lugar aparece a senadora Leila Barros (PSB), com 19. O senador Antonio Reguffe (Sem partido) e o deputado Israel Barros (PV) foram os que menos apresentaram propostas. Duas para cada um deles no período.
A quantidade de projetos, como se sabe, não é sinal de que o parlamentar é um dos mais atuantes. Contam a participação e presença no plenário e nas comissões, discursos, e articulação entre os colegas. Mas nenhum dos projetos apresentados se tornou uma lei, segundo levantamento publicado pelo CB.
O site Ranking dos Políticos definiu critérios de avaliações que apontam os mais destacados. A senadora Leila Barros está em quinto lugar no ranking geral, empatada com a deputada Paula Belmonte (Cidadania), ambas com 133 pontos.
Leila teve até agora uma falta justificada no plenário do Senado em 31 sessões. Ela não usou nenhuma cota parlamentar. Abriu mão de receber o auxílio-mudança no valor de R$ 33,7 mil e do auxílio-moradia, assim como não usa o apartamento funcional e descartou se beneficiar da aposentadoria especial.
Paula Belmonte não responde a processos e, assim como Leila, abriu mão do Plano de Seguridade Social dos Congressistas. E de 44 sessões no plenário da Câmara, faltou a apenas uma.
Reguffe está em 10º posição entre todos os 594 parlamentares (senadores e deputados) com 128 pontos, depois vem a deputada Bia Kicis (PSL), com 89 e Flávia Arruda (PL), com 72 pontos. O deputado Júlio César, que é o campeão na apresentação de projetos, pelo Ranking dos Políticos, está na 282ª posição, com 29 pontos.
As piores pontuações foram dadas às deputadas Celina Leão (PP), com 18 pontos e Érika Kokay (PT), com menos 18 pontos. Os critérios que levaram a ordem de pontuação são as presenças nas sessões, privilégios (gastos), processos judiciais, qualidade legislativa e formação. Kokay já aparecia na última posição no levantamento da legislatura anterior.
Pesou contra Kokay a votação favorável à manutenção do Coaf no Ministério da Economia, foi contra o capital estrangeiro nas companhias aéreas e contra a devolução do Fundo Partidário. E ela responde ainda a dois processos por peculato. Nos discursos de plenário, entre os mais destacados estão os experientes, o senador Izalci Lucas (PSDB) e Érika Kokay (PT).
Ranking – DF
Deputada Paula Belmonte (Cidadania) – 133 pontos – 5º lugar geral
Senadora Leila Barros (PSB) – 133 pontos – 5º lugar geral
Senador Antonio Reguffe (Sem partido) – 128 pontos – 10º lugar geral
Deputada Bia Kicis (PSL) – 89 pontos – 56º lugar geral
Deputada Flávia Arruda (PL) – 72 pontos – 98º lugar geral
Deputado Israel Batista (PV) – 59 pontos – 138º lugar geral
Deputado Luís Miranda (DEM) – 50 pontos – 169º lugar geral
Senador Izalci Lucas (PSDB) – 32 pontos – 267º lugar geral
Deputado Júlio César (PRB) – 29 pontos – 282º lugar geral
Deputada Celina Leão (PP) – 18 pontos – 340º lugar geral
Deputada Érika Kokay (PT) – -18 pontos – 484º lugar geral


