O Distrito Federal e o Entorno reúnem boas surpresas para quem gosta do turismo rural e ecológico. São dezenas de empreendimentos de fácil acesso e a poucos quilômetros do Plano Diretor de Brasília. O Guia do Turismo Rural no DF, lançado no início do mês, reúne os principais empreendimentos turísticos à disposição do visitante.
O guia é composto por 33 empreendimentos, distantes entre 15km e 150km da Rodoviária do Plano Piloto. A iniciativa é do Sindicato de Turismo Rural e Ecológico do Distrito Federal e Entorno e tem como objetivo fortalecer o segmento. No lançamento, o presidente do RuralTur, Fragmar Diniz, afirmou que o objetivo “é muito além do entretenimento, há opções que atendem grupos, eventos, o segmento corporativo e político”.
O grupo de empresários mira em quem mora na região e também nos turistas. Mais de 95% dos visitantes querem voltar ao Distrito Federal, e cerca de 60% já estiveram na cidade em outra ocasião, de acordo com a Secretaria de Turismo. Em datas especiais, como no Carnaval, o DF recebeu visitantes de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e do Rio de Janeiro. A maior parte dos turistas estrangeiros era da Argentina e do Chile, seguidos da França, de Israel, do Peru, da Alemanha, da Áustria e da Colômbia.
Um desses lugares é o Hotel Fazenda Vale das Cachoeiras, em Santo Antônio do Descoberto, que oferece as tradicionais cozinhas goiana e mineira. Quem também oferece essa culinária é o Rancho Canabrava, que foi o pioneiro na implantação da raça de cavalos Mangalarga Marchador no DF. O outro é a Fazenda Taboquinha, entre o Altiplano Leste e São Sebastião, que oferece pesca e banhos no rio, passeios a cavalo e trilhas ecológicas.
O Sitio Geranium também oferece espaço para realização de cursos e eventos. O programa de educação socioambiental desenvolve diversas atividades, com passeios pelas trilhas e oficinas pedagógicas ao ar livre. O Centro de Lazer e Treinamento é um hotel fazenda especializado em receber famílias e encontros religiosos, corporativos e educacionais.