O assunto da posse de arma continua em pauta no Congresso Nacional, mesmo depois que o Senado votou para suspender o decreto presidencial que flexibiliza o porte e a posse de armas. A senadora Simone Tebet (MDB-MS) disse que o que estava em jogo não era ser a favor ou contra o porte de armas, mas a forma legal com que o assunto foi tratado. O texto foi enviado para a análise na Câmara dos Deputados.
Ouça a reportagem com Rodrigo Maia sobre esse assunto – na seção áudio
Agora, o Senado quer pressa na votação do projeto 224/2017 e aprovado no final de 2017 na Comissão de Constituição e Justiça. O PLS seguiria direto para a Câmara. sem passar pelo plenário, mas houve um recurso para que a matéria fosse apreciada também no plenário do Senado — o que ainda não ocorreu.
A presidente da CCJ, senadora Simone Tebet, informou que pediu ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que paute a matéria o mais rapidamente possível. Simone explicou que proposições sobre porte e posse de armas de fogo precisam ser debatidas no Congresso por meio de projetos de lei, “pois permitem o amplo debate entre deputados e senadores”, e não por meio de decreto presidencial.