O governador Ibaneis Rocha (MDB) compareceu hoje na reabertura dos trabalhos da Câmara Legislativa do Distrito Federal nesta quinta-feira (01). Num discurso de improviso logo no início da sessão, que mais tarde foi suspensa por dez minutos, o governador disse que está feliz e satisfeito em governar o DF.
O Misto Brasília Transmitiu ao vivo a sessão – você pode rever na seção vídeo
Ibaneis classificou os primeiros seis meses de relacionamento com a Câmara Legislativa como muito produtivo. Ele defendeu o debate e o diálogo sobre as proposições até que se encontre uma solução melhor para a população. O presidente da Câmara, deputado Rafael Prudente (MDB), disse que o governador tem vindo à Casa com frequência para trazer projetos, “demonstrando respeito pelo Legislativo”.
A deputada Arlete Sampaio (PT) ironizou o governador sobre a proposta de diálogo. “Gostaria, imensamente, que pudéssemos ser ouvidos”, disse a deputada, chamando a atenção para o que considera áreas críticas do DF. “A saúde pública está desumanizada e o governo ainda não encontrou um modelo para enfrentar os problemas”.
O deputado Fábio Felix (PSol) disse que “Ibaneis Rocha mora no Distrito Federal das ilusões”, justificando que a “perspectiva” que o governador trouxe à Casa “não combina com as evidências, os números e nem com a análise dos dados sociais”.
O deputado Chico Vigilante (PT) disse “ele [governador] não se referiu à Brasília real”. Na opinião do parlamentar, “a realidade é grave, muito grave, e estamos dispostos a ajudar”. O deputado Leandro Grass (Rede) criticou o que chamou de “gastos supérfluos” do governo local, como os quase R$ 12 milhões dispendidos com diárias e passagens