O tributarista José Tostes deverá comandar a Receita Federal do Brasil no lugar do demitido Marcos Cintra. Junto com o gestor fiscal e municipal do Banco Interamericano de Desenvolvimento, deverá seguir para a Receita a advogada Vanessa Canado, que deverá atuar na área fiscal. Ele é engenheiro mecânico pela Universidade Federal do Pará e administrador de empresas pela Universidade da Amazônia.
Notícia publicada pelo site Poder360 informou que Vanessa é diretora do Centro de Cidadania Fiscal e trabalha com Bernard Appy, que vem a ser o “pai” da proposta da reforma tributária que tramita na Câmara dos Deputados.
O novo chefe do Fisco, segundo o site, foi apresentado ao presidente Jair Bolsonaro nesta semana. O presidente gostou da indicação de Guedes e deu sinal verde para o anúncio, que pode acontecer oficialmente hoje.
No ano de 2009, em Tostes foi foi diretor regional da Escola de Administração Fazendária do Ministério da Economia (ESAF). De 2011 a 2015 foi secretário estadual de Fazenda do Estado do Pará, e no mesmo período presidiu o conselho de administração do Banco do Estado do Pará.