O bolsonarista Luciano Hang resolveu copiar o Velho Oeste, quando cartazes de recompensa eram pregadas em postes de cidades dos Estados Unidos em meados do século 19. O poste do século 21 é seu microblog, que mantém na rede social Twitter. A finalidade é encontrar o “responsável pelo ataque terrorista”, segundo ele mesmo.
O excêntrico dono da loja de departamentos Havan oferece R$ 100 mil de recompensa para quem apontar o suspeito por queimar a cópia da estátua da Liberdade, marca registrada de seu empreendimento. Hang conta que a Polícia Civil de São Paulo “comprovou” que o ato foi criminoso, porque encontrou gasolina na estátua queimada no dia 31 de dezembro em São Carlos.
O empresário se veste de cowboy no vídeo. Ele se apresenta como xerife que vai pagar a recompensa. No final da encenação, saca um telefone antigo preto como se fosse uma arma e dispara um “ligue djá”, famoso bordão do falecido astrólogo Walter Mercado, que faleceu em novembro passado em Porto Rico aos 87 anos. “Você tem provas? Sabe quem foi? Entre em contato”. Piada ou não, até às 17h54 desta sexta-feira (10), o vídeo tinha sido visto por 57,3 mil e curtido por 10,2 mil twiteiros, mas ninguém achou o culpado. A recompensa está de pé.