O presidente Jair Bolsonaro deverá realizar provavelmente ainda hoje exames para ver se está com o novo coronavírus (Covid-19), segundo informações que circulam dentro do Palácio do Planalto. O motivo é que um dos seus assessores que viajou com ele para os Estados Unidos teve confirmada a suspeita de ter contraído a doença. Atualizado às 12h45
Uma nota oficial foi divulgada há pouco pelo Palácio do Planalto (veja abaixo). A viagem presidencial para o Nordeste foi cancelada.
Fabio Wajngarten, é o secretário de Comunicação Social da Presidência, e esteve nos Estados Unidos com o presidente. Ele realizou exames clínicos após o retorno de Miami. Os resultados foram divulgados para Wajngarten hoje. A informação é de que toda a comitiva presidencial que viajou para os EUA está em quarentena.
Bolsonaro se reuniu com o presidente Donald Trump no sábado passado em Mar-a-Lago, o resort do presidente dos Estados Unidos perto de Miami. O presidente brasileiro também se encontrou com empresários.
No Twitter, o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro, pediu “autoresponsabilidade” para quem está doente. “Pacientes com suspeita de coronavírus devem seguir as recomendações médicas de isolamento e quarentena.Elas podem ser impostas compulsoriamente,com base na Lei13979 e na Portaria356/Min da Saúde.Mas isso não é necessário com autorresponsabilidade. A saúde pública é a lei suprema”.
Nota do Palácio do Planalto
O Serviço Médico da Presidência da República adotou e está adotando todas as medidas preventivas necessárias para preservar a saúde do Presidente da República e de toda comitiva presidencial que o acompanhou em recente viagem oficial aos Estados Unidos, bem como dos servidores do Palácio do Planalto.
Isso porque um dos integrantes do grupo, o Secretário de Comunicação da Presidência da República, Fábio Wajngarten, é portador do novo coronavírus Covid-19, confirmado em contraprova já realizada.
O governo brasileiro também já comunicou às autoridades do governo norte-americano a ocorrência do evento para que elas também adotem as medidas cautelares necessárias.
O Secretário de Comunicação está cumprindo todas as recomendações médicas, em quarentena domiciliar, e só retornará ao seu trabalho quando não houver risco de transmissão da doença.
Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República