O presidente Jair Bolsonaro está recluso no Palácio da Alvorada desde ontem (12) e disse para amigos que não recebe ninguém para evitar uma suposta transmissão do novo coronavírus, o Covid-19. Na transmissão ao vivo que fez ontem à noite pela internet, apareceu com máscara cirúrgica ao lado do ministro da Saúde, Luiz Mandetta. Atualizado às 11h57
O motivo da máscara seria preventivo, mas a Coluna Esplanada de hoje (13) informou que o primeiro exame clínico do presidente deu positivo para coronavírus. O Palácio do Planalto informou ontem que o exame seria divulgado hoje, o que suscitou uma discussão sobre a brevidade do primeiro exame, que poderia ser divulgado em poucas horas. A cautela do Planalto se explicaria para a contraprova, que demora um pouco mais.
O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, deu positivo para o coronavírus, confirma a Fox News. Texto da Fox informa que após as notícias do Brasil, vários funcionários da Casa Branca foram convocados para uma reunião urgente no chefe do gabinete. O filho de Bolsonaro, Eduardo, disse à Fox News que eles estão fazendo mais testes para confirmar o diagnóstico, acrescentando que esperam o segundo conjunto de resultados de testes ainda nesta sexta-feira.
Pelo sim ou pelo não, a notícia publicada pelo O Dia ainda não foi contestada por enquanto. O presidente Jair Bolsonaro não comentou mais nada na rede social desde que fez a live sobre o coronavírus. No seu Twitter, há duas postagens nesta manhã, mas nenhuma referência à doença. Um dos seus assessores que viajou com ele para os Estados Unidos teve confirmada a doença.
Toda a comitiva presidencial que esteve em Miami com Bolsonaro no último final de semana está em observação. Parlamentares, ministros e assessores também decidiram fazer o teste. No caso do ministro das Relações Exterior, Ernesto Araújo, o resultado deu negativo.