As regras do distanciamento social e o uso de máscaras não estão sendo cumpridos no comércio e parques públicos. Entre os shoppings, as regras são menos cumpridas no Parque da Cidade Sara Kubitscheck. É o que diz um levantamento realizado pelo Ministério Público do Distrito Federal.
Para colocar ordem no desrespeito, foi solicitado providências às secretarias de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e do Esporte e Lazer, as administrações regionais de Taguatinga, do Guará e do Plano Piloto e os shoppings JK e Parkshopping. Foram fiscalizados os shoppings JK e ParkShopping e o centro comercial Taguacenter, os parques Ezequias Heringer, Olhos D’água e Sarah Kubitschek.
TJ suspende decisão que revogava decreto do governador do DF – #COMPARTILHE o Misto Brasília
Clientes e lojistas do centro comercial foram flagrados sem equipamentos de proteção Individual (EPIs) ou utilizando-os da maneira incorreta. Foi verificado que algumas lojas não estão obedecendo a restrição ao número de pessoas e permitiam grande concentração de clientes, sem respeito às medidas de segurança individuais e coletivas.
Segundo o procurador de Justiça, José Eduardo Sabo, os shoppings JK e Parkshopping melhoraram os protocolos de prevenção, como a utilização mais rígida de EPIs. Para estes locais, o ofício expedido pediu uma atenção especial às recomendações sanitárias nos espaços destinados à alimentação.