A operação para desinfecção e higienização das escolas da rede pública já passou por 91,2% das unidades, desde que começou, em 27 de julho. Das 686 escolas, 626 receberam as equipes do Sanear DF. A sanitização, feita com hipoclorito de sódio, é para garantir um retorno seguro das atividades presenciais.
“Em primeiro lugar, nosso compromisso é preservar vidas. Estamos adotando todos os cuidados e protocolos necessários para uma retomada gradual e segura para estudantes, professores e demais profissionais que atuam nas escolas. Quando houver o retorno presencial, haverá limpeza entre os turnos e nos intervalos, além de outros protocolos rigorosos de prevenção à Covid-19”, afirma o secretário de Educação Leandro Cruz. A sanitização das unidades escolares ocorrerá a cada 15 dias, em ciclos. Quando chegar à última escola, retornará para a primeira e assim por diante até o fim do ano letivo.
O retorno dos estudantes está previsto para 31 de agosto com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação Profissional. Em 8 de setembro, será a vez do Ensino Médio. Em 14 de setembro, retornam os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, incluindo a Escola do Parque da Cidade (Proem). Em 21 de setembro, voltam os anos iniciais, incluindo a Escola Meninos e Meninas do Parque.
Para a Educação Infantil, a retomada está marcada apenas para 28 de setembro, enquanto para os centros de ensino especial, a Educação Precoce e as classes especiais, as atividades presenciais retornam em 5 de outubro. (Da Agência Brasília)