Escolher qual notebook comprar tornou-se uma tarefa difícil. O trabalho inteligente e o ensino à distância reafirmam a importância de uma ferramenta, os laptops, que nos últimos anos deu lugar aos smartphones e tablets. As operações que você precisa realizar devem necessariamente orientar a compra, sempre atento a algumas características técnicas básicas.
A sorte é que o mercado agora oferece muitas alternativas, o importante é saber se desembaraçar facilmente e nosso guia te conduzirá pela mão para esse fim.
Windows e macOS, esses são os sistemas operacionais que devemos consultar hoje para decidir qual notebook comprar. Como você verá, nossa seleção é composta de computadores construídos em torno das criaturas da Microsoft e da Apple, respectivamente. O mercado também oferece Linux, mas este é um sistema operacional para usuários particularmente atentos, ao qual talvez possamos dedicar um guia ad hoc mais tarde.
Escolhemos produtos baseados no Windows 10 ou macOS Catilina, ou nas versões mais recentes dos dois sistemas operacionais. Não faz sentido referir-se, por exemplo, aos vários Windows XP, Windows 7, Windows 8, também porque corre o risco de encontrar computadores desatualizados nas suas mãos e, portanto, expostos a problemas de vários tipos. Por outro lado, o Apple criatura pode ser instalado no MacBook e no MacBook Pro também bastante desatualizado, o que certamente não entrará em nosso artigo.
Existem alguns recursos técnicos que é bom verificar ao escolher qual notebook comprar.
A memória de armazenamento, que é o espaço no qual todos os dados são armazenados, é importante que seja do tipo SSD e não disco rígido magnético. A razão é que é um padrão mais novo e significativamente mais rápido, o que tem um efeito positivo no desempenho geral do computador. Todos os modelos em nosso guia têm memória do tipo SSD; a diagonal da tela, que além de determinar o tamanho da tela, afeta significativamente as dimensões gerais do portátil. Portanto, caso esteja procurando um computador para carregar sempre com você, talvez para levar na mochila para a universidade ou para o trabalho, oriente-se em diagonais entre 12 ou 13 polegadas. Por outro lado, se a portabilidade não for sua prioridade, você pode se referir a 15 e 17 polegadas;
Processadores Intel ou AMD, os dois maiores fabricantes de chips de computador. Até recentemente, os processadores Intel eram essenciais em termos de suporte e desempenho. Hoje a AMD atingiu praticamente o mesmo nível (ultrapassando-o em alguns casos), então em nosso guia há computadores com processadores Intel e AMD; as portas de conexão, cujo número está ficando cada vez menor. Essas são as entradas, normalmente localizadas nas laterais de notebooks, que permitem a conexão de pen drives, discos rígidos externos, cartões de memória, projetores.
A tendência atual é reduzir drasticamente o número dessas portas em favor do USB-C, conectores para conectar adaptadores (que por sua vez permitem que você use pendrives, discos rígidos externos, etc. com seu computador). Aqui também depende das necessidades, mas se você precisa usar cartões de memória com freqüência, por exemplo, prefira modelos com a entrada adequada em vez de apenas o USB-C.
As categorias – Identificamos seis categorias que refletem virtualmente todas as necessidades gerais que giram em torno de notebooks. Como sempre acontece com nossos guias, no entanto, este também será atualizado constantemente com base em novos lançamentos no mercado.
Nada impedirá, com o tempo, de adicionar outras categorias, entretanto, aqui estão elas: autonomia , para quem precisa de bateria de longa duração; relação qualidade / preço , para quem precisa de rendimento máximo sem gastar números estonteantes; edição de fotos e / ou vídeos , para quem trabalha na área gráfica, talvez como fotógrafo ou videomaker; conversível , ideal para quem precisa de notebook e tablet ao mesmo tempo; ultrabook , para quem precisa de desempenho máximo combinado com excelente portabilidade do computador; jogos , para quem quer usar o notebook principalmente com videogames.
Qual notebook comprar
HP Spectre X360 13 2019 (Melhor para autonomia)
Graças à bateria de 60,7 Wh (watt-hora), a edição HP Spectre X360 2019 permite que você complete até os dias mais exigentes sem ter que estar conectado a uma tomada elétrica. No entanto, é um produto de médio-alto padrão, com uma excelente tela sensível ao toque de 13,3 polegadas (também pode ser usada com os dedos) com resolução Full-HD (1.920 x 1.080. Pixels). Dada a diagonal do display, ele pode ser transportado com muita facilidade, até porque pesa 1,2 kg . Para sinalizar a presença na embalagem da HP Pen, um acessório muito parecido com o Apple Pencil do iPad, com o qual você pode transformar o notebook em um tablet gráfico ou bloco de notas.
Huawei MateBook D15 (melhor relação custo-benefício)
É o notebook clássico com o qual você pode fazer de tudo um pouco , incluindo operações um pouco mais complexas. Tem um ecrã de 15 polegadas, pelo que é particularmente cómodo para quem é obrigado a passar muitas horas na companhia do computador. Teclado particularmente preciso , excelente para longas sessões de escrita com o Microsoft Word. Bom fornecimento de portas, com três USB-A (para discos rígidos externos, drives flash, etc.), uma porta HDMI (para projetores e monitores externos) e uma porta USB-C para carregamento rápido. O único ponto fraco é o peso, que chega a 1,9 kg, mas quase inevitável com um display tão grande. Tudo isto, no entanto, custa pouco mais de 500 euros, uma relação qualidade / preço verdadeiramente excelente.
Apple MacBook Pro 16 (ponto de referência para edição de foto / vídeo)
Com o MacBook Pro de 16 polegadas, a Apple resolveu todos os pequenos defeitos encontrados no modelo anterior de 15 polegadas, agora fora de produção. A empresa Cupertino de fato integrou um novo teclado, aumentou ligeiramente as dimensões gerais do corpo para melhorar o resfriamento e implementou a nova geração de processadores Intel. O resultado foi o notebook perfeito para quem trabalha na área de edição de fotos e vídeo, até porque graças à presença do sistema operacional macOS é possível usar programas que não funcionam no Windows, como o difundido Final Cut Pro X para edição de vídeo.
Microsoft Surface Pro 7 (melhor conversível)
Notebook e tablet. O Surface Pro 7 da Microsoft é na verdade composto por uma tela (com todos os componentes dentro, incluindo o processador) que se conecta magneticamente a um teclado (a ser adquirido separadamente). Desta forma, você tem um computador completo, baseado no Windows 10 e capaz de ser usado nos mais diversos contextos. No entanto, quando você precisar de um tablet (talvez para curtir um episódio de sua série de TV favorita no sofá), basta soltar o teclado e pronto. Neste modo, é possível tirar proveito da tela de toque, mas também da Caneta de superfície(também deve ser adquirido separadamente), um acessório idêntico ao Apple Pencil do iPad, que transforma o aparelho em um bloco de notas ou tablet gráfico. Em suma, um dispositivo único em seu tipo.
ASUS Expertbook B9450 (na parte superior para portabilidade)
Este notebook pesa apenas 995 gramas, menos de 1 quilo. Quando você o pega nas mãos, parece quase falso por ser leve, mas por dentro esconde características técnicas de primeira classe (mas também pode ser configurado com especificações de gama média, de modo a conter mais o preço). Sua força é, portanto, combinar portabilidade absoluta com excelente desempenho, uma qualidade que não é para todos. Porém, oferece uma tela de 14 polegadas, grande o suficiente para funcionar e também para assistir a um filme, até porque o painel possui resolução Full-HD (1.920 x 1.080 pixels). Finalmente, apesar de seu pequeno tamanho, tem uma boa variedade de portas: uma USB-A (para flash drives e discos rígidos externos), duas USB-C e uma HDMI (para projetores e monitores externos).
Lenovo Legion Y740 (Melhor para jogos)
Existem dois aspectos que unem os laptops projetados para dar o melhor com os videogames: o alto preço e a importante pegada dimensional. Este Lenovo Legion Y740 não é exceção, uma verdadeira potência com uma tela de 17,3 polegadas . Pode ser configurado com diferentes características técnicas de acordo com as necessidades específicas, o que pode aumentar ainda mais a quantidade de compra. No entanto, todo esse poder pode ser explorado em muitas outras áreas, como retoque de fotos com programas como o Photoshop ou edição de vídeo. Mas lembre-se: ele pesa impressionantes 3 quilos e se faz sentir quando você o coloca em sua mochila ou bolsa. (Do Corriere della Sera)