Kayapós suspendem protesto em rodovia federal do Pará

kayapós índios Pará
Os kayapós chegaram a parar caminhões que carregavam milho/NO

Índios kayapós que bloquearam na semana passada a rodovia BR-163, entre os municípios de Rurópolis e Novo Progresso, no Pará, importante rota de exportação de grãos do Brasil, disseram que não conseguiram um acordo com o governo sobre suas demandas e aguardarão uma decisão judicial sobre a disputa.

Os kayapós chegaram a parar caminhões que carregavam milho para protestar contra a falta de assistência do governo federal para proteger a etnia da pandemia de coronavírus, demandando pagamentos atrasados de compensações que eles recebem desde que a pavimentação da BR começou há uma década atrás, divulgou a Reuters. A etnia, que nesta semana acampou no acostamento da estrada, mas sem bloqueá-la, voltará para sua aldeia para esperar a decisão da Justiça Federal, que deve sair em 10 dias.

No meio da semana passada os manifestantes chegaram a encaminhar uma lista de reivindicações a Funai, Ministério de Infraestrutura, DNIT e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Os indígenas pedem a retirada de grileiros das terras indígenas, a suspensão de garimpos ilegais próximos às aldeias e atendimento médico. Os caciques dizem que faltam medicamentos e até testes para Covid-19 para as comunidades, segundo informou o Novo Xingu.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas