Continua hoje a vacinação para evitar casos de febre amarela em São Sebastião. O trabalho de visitas domiciliares começou ontem (09) no bairro São José, depois que um macaco com a doença foi encontrado morto na região na quinta-feira. As visitas serão feitas num raio de 300 metros do local onde foi encontrado o animal.
A Secretaria da Saúde informou que há quase dois anos não são registrados casos de febre amarela no Distrito Federal. O último macaco com a doença foi encontrado em 2016. No DF, a cobertura vacinal de febre amarela está em 62,9%.
As casas estão sendo visitadas por servidores de várias equipes de saúde, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnico administrativos e gestores, segundo a assessoria de imprensa da secretaria. São conferidos o cartão de vacinação dos residentes e se estão imunizados contra a doença. Serão vacinados todos aqueles que não tiverem recebido as doses necessárias ou que não se lembrarem se já foram imunizados.
Serão visitadas todas as quadras, ruas e chácaras dos bairros São José, São Francisco, Morro da Cruz, Vila Nova e núcleo rural Zumbi dos Palmares, além da Avenida Central.
Nos casos em que moradores de São Sebastião não estejam presentes durante as visitas, eles podem buscar a unidade básica de saúde (UBS) mais próxima de suas residências para conferir se precisam da vacina. Nesse sentido, comunicados estão sendo deixados nas casas visitadas pelas equipes de saúde. A população também pode enviar mensagem de WhatsApp para o telefone (61) 99451-0143, informando nome e endereço e registrando foto do cartão de vacinação.