Morre Jofran Frejat, da velha guarda dos políticos do DF

Jofran Frejat
Jofran foi candidato duas vezes ao governo do Distrito Federal, mas na campanha de 2018 desistiu da campanha/Arquivo
Compartilhe:

O senador Izalci Lucas (PSDB_DF) lamentou a morte do ex-secretário da saúde, Jofran Frejat, 83 anos. Em nota distribuída há pouco, o senador escreveu que Jofran “fazia o bem sem olhar a quem“. O político morreu hoje após complicações de um câncer de pulmão, descoberto quando fazia exames para um cálculo renal. O Governo do Distrito Federal decretou luto oficial por três dias. Atualizado às 21h22

O ex-deputado federal Jofran Frejat chegou a ser candidato a governador pelo DF nas eleições passadas, mas desistiu no meio da campanha alegando pressões dos próprios aliados. Numa conversa com a reportagem do Misto Brasília, ele afirmou que não vendia a sua alma ao diabo. A morte foi confirmada pela sobrinha, Adélia Frejat. Ela disse que ele morreu às 18h30.

O médico fez seu nome quando foi secretário da saúde por quatro vezes. Ele chegou a ser ministro interino da Previdência Social. Aliado do ex-governador Joaquim Roriz, fazia parte da velha guarda dos políticos locais.

O jornalista chico Sant`Anna escreveu esta noite que na história de Brasília, dois grandes momentos marcaram a assistência à Saúde no Distrito Federal. O primeiro deles aconteceu na década de 1970, ainda no período da Ditadura Militar, quando a secretária de Saúde, sob o comando de Jofran Frejat, inspirada no modelo inglês instalou uma rede de centros de Saúde na Capital Federal. O segundo momento, com a democracia já reinstaurada, se deu na segunda metade dos anos 90, sob o comando de Maria José Maninha, foi criado o programa Saúde em Casa, inspirado no sistema cubano de assistência.

A mensagem do governador Ibaneis Rocha (MDB): ”Acabei de receber, com muita tristeza, a informação do falecimento de Jofran Frejat. Embora adversários na eleição de 2014 sempre mantive com ele uma relação de respeito e diálogo. Frejat exerceu a política com dignidade e tinha minha admiração. Que Deus conforte sua família”.

A mensagem da deputada federal e coordenadora da bancada federal do DF, Flávia Arruda (PL-DF): “Perdemos um amigo, um líder e um homem público exemplar. Tive a honra de ser vice do Frejat em 2014 e aprendi muito com ele.”

Mensagem do ex-ministro do Tribunal de Contas da União, Valmir Campelo: “Frejat era um homem admirado pela honestidade, capacidade de trabalho, que sempre lutou por Brasília. Deixa um grande legado, especialmente, por tudo que realizou na área de Saúde. Como amigo particular e colega de bancada no Congresso Nacional, fomos deputados constituintes, eu manifesto meu profundo sentimento de perda pelo falecimento de Frejat. Nos conhecemos desde a década de 60, antes da política. Frejat era amigo dos seus amigos”.

Mensagem do ex-senador Cristovam Buarque: “O Distrito Federal perdeu hoje um dos seus pioneiros mais respeitados. Jofran Frejat foi um médico competente e um político sério que ajudou a fazer Brasília. Uma grande perda para a cidade e para todos que convivemos com ele”.

Mensagem da senadora Leila Barros (PSB-DF): “Perdemos um homem que lutou pelo SUS e foi um dos responsáveis pela criação da Faculdade de Ciências de Saúde do DF”

Mensagem do senador Izalci Lucas (PSDB-DF): “Foi com muita tristeza que recebi a notícia da morte de Frejat, amigo e mestre.  Um exemplo de ser humano. Jofran Frejat médico, Jofran Frejat deputado, Jofran Frejat gestor público era sempre o mesmo Frejat, aquele que fazia o bem sem olhar a quem. Dedicou a maior parte de sua vida ao nosso Distrito Federal como médico, deputado federal e Secretário de Saúde. Para nós que aqui ficamos, o que nos consola é que ele sempre estará presente no imenso legado que deixa pela sua história de vida, trabalho, honestidade e amor ao próximo“.

Mensagem do ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB): “Acabei de receber, com muita tristeza, a informação do falecimento de Jofran Frejat. Embora adversários na eleição de 2014, sempre mantive com ele uma relação de respeito e diálogo. Frejat exerceu a política com dignidade e tinha minha admiração. Que Deus conforte sua família”.

Mensagem do vice-governador Paco Britto (Avante): “Hoje perdi um grande amigo. E Brasília perde um grade homem de vida pública. Jofran Frejat me ensinou muito. Estivemos juntos em todas as campanhas das quais participei. Recebi a notícia da morte de Frejat com muita tristeza e rogo a Deus que o receba neste momento. Aos familiares, os meus mais sinceros sentimentos”.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas