A Polícia Federal realiza hoje (12) a 79ª Fase da Lava Jato, denominada Operação Vernissage. Cerca de 70 policiais federais e 10 auditores da Receita Federal cumprem 11 mandados de Busca e Apreensão em Brasília, São Luís, Angra dos Reis, Rio de Janeiro e em São Paulo.
Comunicação, que embora a concessão pública pertença ao ex-senador Edinho Lobão (MDB), desde as eleições de 2016, o sistema é controlado pelo senador Weverton Rocha (PDT-MA). O site do Luís Pablo informou que o sistema de comunicação também é comandado pelo advogado Willer Tomaz de Souza, que já foi alvo da PF. A TV Difusora retransmite o sinal do SBT no Maranhão.
O Misto Brasília pediu informações ao ex-senador Edinho Lobão, mas ainda não recebermos respostas. “Suspeita-se que os contratos celebrados pela Transpetro com algumas empresas teriam gerado, entre os anos de 2008 e 2014, o pagamento de mais de R$12 milhões em propinas a este grupo criminoso”, disse a PF, em nota.
De acordo com o MPF, a operação desta terça é um desdobramento da 65ª fase da Lava Jato, realizada em setembro de 2019, para possibilitar o “aprofundamento de investigações sobre possíveis atos de lavagem de dinheiro relacionados a crimes praticados contra a Transpetro entre 2005 e 2014”.