Veja quem são os primeiros dez presidentes de comissões na Câmara

Deputada Bia Kicis DF Misto Brasília
Bia Kicis tem a maior legião de seguidores nas redes sociais/Arquivo
Compartilhe:

Nesta semana a Câmara dos Deputados define todos os presidentes das comissões permanentes. Os primeiros foram eleitos ontem. A lista será fechada até amanhã (11), mas já há um acordo político para a eleição de todos os deputados que foram indicados pelos seus partidos. Esse acordo começou a ser construído desde a eleição do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira.

A polêmica maior foi criada na Comissão de Constituição e Justiça, com a eleição da deputada Bia Kicis (PSL-DF), já que houve 19 votos brancos.

O deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) foi eleito presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle  Ele recebeu 11 de um total de 14 votos – dois em branco. Ele informou que a primeira reunião da comissão será realizada de maneira remota na próxima quarta-feira (17), às 9 horas.

O deputado Júlio Cesar (PSD-PI) foi eleito presidente da Comissão de Finanças e Tributação. Ao tomar posse no cargo, ele lamentou o atraso nos trabalhos em razão da pandemia de Covid-19, mas anunciou que já pediu um levantamento das prioridades do colegiado. “Hoje mesmo vamos eleger as prioridades, para elaborar uma pauta para que possamos, daqui a duas semanas, três semanas, começar a votação destes projetos”, afirmou.

A deputada Bia Kicis (PSL-DF) foi eleita presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Kicis recebeu 41 votos. Houve 19 votos em branco. Ela é a primeira mulher a assumir o comando da comissão mais importante da Casa. A eleição para os cargos de 1º, 2º e 3º vice-presidentes da comissão foi adiada em virtude do início da ordem do Dia do Plenário. A data ainda vai ser definida.

O deputado Afonso Motta (PDT-RS) foi eleito presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público. O mandato é de um ano. Ele recebeu 13 de um total de 14 votos – um em branco.

O deputado Aliel Machado (PSB-PR) foi eleito presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. O novo presidente do colegiado salientou o papel de independência do Legislativo no momento de pandemia, devendo auxiliar o governo, mas também cobrar do Poder Executivo.

A deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) foi eleita por unanimidade (35 votos) presidente da Comissão de Educação. Depois de eleita, ela disse que a prioridade da sua gestão será construir uma educação pública de qualidade. Ela afirmou que a pandemia de Covid-19 ampliou as desigualdades nessa área e escancarou que o País precisa melhorar a educação pública e garantir que os alunos de todas as regiões tenham as mesmas oportunidades.

O deputado Otto Alencar Filho (PSD-BA) foi eleito, hoje (10), presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços. Ao ser eleito, ele disse que gosta de trabalhar em grupo e que sua posição é a de sempre buscar o desenvolvimento econômico, sem esquecer o social. O novo presidente é autor do romance A Lenda de GuariniO Caminho do Guerreiro, publicado em 2011.

A deputada Aline Sleutjes (PSL-PR) foi eleita presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. A deputada, integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária, disse que “o agro representa 20% do PIB e bate recorde todos os anos na exportação”, disse. Aline Sleutjes é professora e, antes de chegar à Câmara, foi vereadora no município de Castro (PR) por dois mandatos.

O deputado Cristiano Vale (PL-PA) foi eleito para presidir a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia. A eleição dos vice-presidentes do colegiado será realizada em outro momento.

O deputado José Priante (MDB-BA) foi eleito presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano. A CDU foi criada em 1985. Acompanha políticas de habitação, transporte urbano, saneamento, ocupação do território, regiões metropolitanas e microrregiões.

Calendário das novas eleições

Quinta-feira
– Minas e Energia
– Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado
– Seguridade Social E Família
– Viação e Transportes
– Cultura
– Defesa do Consumidor
– Direitos da Mulher
– Direitos da Pessoa Idosa
– Direitos das Pessoas com Deficiência
– Direitos Humanos e Minorias
– Esporte
– Legislação Participativa
– Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
– Relações Exteriores E de Defesa Nacional
– Turismo

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas