O presidente Jair Bolsonaro demitiu o empresário Fabio Wajngarten da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência. Para seu lugar, conforme informado nesta quinta-feira (11) pelo governo, foi escolhido um militar, o almirante Flávio Rocha.
O almirante é atual chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) e deve acumular ambas as funções. A Secom é responsável, entre outras coisas, pela comunicação social e os contratos publicitários do governo. A saída de Wajngarten vinha sendo antecipada pela imprensa brasileira. Bolsonaro vinha demonstrando insatisfação com o empresário devido à sua política de comunicação durante a pandemia.
A secretaria de Wajngarten já havia perdido autonomia em junho passado, com a recriação do Ministério da Comunicação. Entregue ao deputado Fábio Faria (PSD-RN), genro do empresário Silvio Santos e membro do “Centrão“, a pasta incorporou as funções da Secom e passou a ser responsável pelo controle e distribuição das verbas publicitárias do governo. (Da DW)