DF tem pequena alteração na taxa de infecção e isolamento

Blitz lockdown DF
Continuam as restrições de mobilidade à noite e na madrugada no DF/Arquivo/Divulgação/SSP
Compartilhe:

O Distrito Federal registrou neste domingo (14) 19 mortes e 1.699 novos casos confirmados de Covid-19 – 15 pessoas morreram nas últimas 48 horas. O total de óbitos chega a 5.116, e os infectados somam 317.880. O boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde contabiliza que o número de novos infectados é 2% maior do que o anotado no sábado, com 1.660 casos. Na mesma comparação, o número de mortes cresceu 58%.

Na rede pública de saúde, a taxa de ocupação dos leitos de UTI era de 96,47%, às 16h10 deste domingo. O levantamento da Secretaria de Saúde mostra que, do total de 326 vagas, 301 estavam ocupadas, 11 disponíveis e 14 bloqueadas. O número inclui leitos adultos, pediátricos e neonatais. Na rede privada, 98,77% dos leitos reservados para infectados tinham pacientes. Do total de 328 leitos, 322 estavam em uso, cinco vagos e um bloqueado.

Há pouco, no Twitter, o governador Ibaneis Rocha (MDB), afirmou que “Vamos começar a semana com uma significativa redução na taxa de transmissão do vírus no DF. Alcançamos o índice de 1,01. É uma resposta a quem não acredita que é preciso restringir a circulação de pessoas, principalmente à noite, quando há mais aglomeração”. No sábado (13), a taxa de transmissão era de 1,12.

A declaração responde ao presidente Jair Bolsonaro, que na semana passada criticou as medidas restritivas decretadas no Distrito Federal.

Também não foi significativa a mudança da taxa de isolamento entre a sexta-feira e sábado. Na sexta, o índice era de 34,96%. No sábado, chegou a 39,7%, de acordo com o Instituto Inloco, que faz esse monitoramento de acordo com o uso dos celulares pela população.

Para Ibaneis, “ainda assim é um índice alto. Se todos respeitarem o distanciamento, usarem máscara e álcool gel, vamos baixar ainda mais. Além disso, toda sugestão que nos ajude a amenizar a crise econômica provocada pela pandemia é levada em conta por nós”.

E completou dizendo que a “isenção da taxa para quem ocupa áreas públicas e a extensão do prazo de pagamento de IPTU e TLP, foram sugestões do Jael Silva, presidente do Sindhobar, que acatamos. A Secretaria de Economia vem trabalhando muito nesta pandemia para que possamos ajudar os empresários”.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas