Profissionais de saúde do Distrito Federal criaram a campanha “fique em casa“. A iniciativa é do pessoal que trabalha na linha de frente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), que é responsável pela administração de algumas unidades de saúde pública.
São mensagens gravadas em vídeo em que apelam aos cidadãos para que respeitem as normas para evitar a contaminação do vírus. A ideia é sensibilizar a população a tomar todos os cuidados e respeitar o isolamento social para reduzir o número de infecções pelo novo coronavírus. A crise na saúde provocou um colapso no atendimento público e privado do DF.
Uma das consequências do aumento dos casos confirmados, é que em março o número de jovens com até 24 anos internados é o maior desde o início da pandemia.. Os dados foram divulgados pelo governo do Distrito Federal, em coletiva à imprensa, nesta quarta-feira (17).
Entre março do ano passado e janeiro de 2021, 24 pessoas de até 24 anos passaram por internação na capital federal. Até ontem (16), a pasta contabilizava 29 pessoas em unidades de saúde – portanto, o número de hospitalizações desse público, em março, é maior até mesmo do que o registrado em 10 meses de pandemia.