O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, foi eleito primeiro-secretário do Partido Comunista de Cuba (PCC), nesta segunda-feira (19), na sessão de encerramento do VIII Congresso da organização política da ilha. O anúncio foi feito pelo general do Exército Raúl Castro Ruz, ex-presidente do país, conforme confirmação na conta oficial do partido no Twitter.
Além de Díaz-Canel, o país também oficializou as eleições do presidente do Parlamento, Esteban Lazo, do vice-presidente da República, Salvador Valdés Mesa, do vice-primeiro-ministro, Roberto Morales Ojeda, e do novo ministro das Forças Armadas, o general Álvaro López Miera.
O grupo político também é integrado pelo chanceler Bruno Rodríguez Parrilla, o secretário-geral da Central de Trabalhadores (que envolve os sindicatos), Ulises Guilarte de Nacimiento, a secretária-geral da Federação das Mulheres Cubanas, Teresa Amarelle, a diretora-geral do Centro para Engenharia Genética e Biotecnologia, Martha Ayala, e o primeiro-ministro Manuel Marrero Cruz.