A pesquisa do instituto Datafolha publicada pela Folha de São Paulo indica que a aprovação do governo Bolsonaro caiu seis pontos percentuais. Dentre os entrevistados, 24% consideraram o governo ótimo ou bom, enquanto 45% o classificaram ruim ou péssimo. Pesquisas de intenção de votos para as eleições presidenciais de 2022 apontam o candidato do Partido dos Trabalhadores, Luiz Inácio Lula da Silva, como favorito para vencer Bolsonaro.
No primeiro turno, Lula tem 41% das intenções de votos, contra 23% do atual presidente. O petista ganharia de Bolsonaro com ampla margem de vantagem num eventual segundo turno, com 55% contra 32%. Demais candidatos pontuaram pouco na pesquisa: Sergio Moro ficou com 7% das intenções de votos, Ciro Gomes (PDT) com 6%, Luciano Hulk teria 4% e o governador de São Paulo, João Doria, 3%.
O levantamento mostrou ainda que 45% dos brasileiros avaliam o governo Bolsonaro ruim ou péssimo, um aumento de um ponto percentual em relação à pesquisa realizada março. O índice reprovação também bateu recorde e é o maior registrado desde o início do governo.
Essa é a primeira vez ao longo do mandato que Bolsonaro alcança o maior índice rejeição e o menor de aprovação. Além disso, 30% avaliam Bolsonaro como regular – eram 24% em março e 29% no final de 2020. A pesquisa ouviu 2.071 pessoas por telefone nos dias 11 e 12 de maio em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O levantamento também apontou o índice de rejeição destes candidatos. Bolsonaro é mais rejeitado entre os eleitores (54%), seguido por Lula (36%), Dória (30%), Huck (29%), Moro (26%), Ciro (24%) e Mandetta (17%). (Com as agências Sputnik e DW)