Ibaneis pode ser convocado para depor na CPI da Covid do Senado

Ibaneis Rocha DF Misto Brasília
Ibaneis vai assinar decreto que proíbe desta de CarnavalArquivo/Renato Alves/Agência Brasília
Compartilhe:

A CPI da Pandemia deve votar nesta quarta-feira (26) convites para depoimentos de governadores e prefeitos, além de um novo depoimento do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. A informação foi confirmada pelo presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), após a reunião desta terça-feira (25). De acordo com o presidente, a convocação dos governadores não representa uma mudança de estratégia ou de rumo na investigação, apenas o cumprimento de uma cronologia que já havia sido acertada.

O Misto Brasília transmite ao vivo as sessões da CPI – confira na homepage/Capa do site

“Não estamos fugindo da CPI, só estamos fazendo aquilo que um dos requerimentos da CPI nos manda fazer. Há um requerimento assinado por 45 senadores que pede para que a gente investigue recursos do governo federal que foram enviados aos estados”, explicou o presidente. Devem ser votados requerimentos para as convocações de nove governadores e ex-governadores e de 12 prefeitos e ex-prefeitos, segundo informou a Agência Senado.

Entre os nomes confirmados por Omar Aziz entre os requerimentos estão o do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e o do ex-governador do estado Wilson Witzel, que sofreu impeachment após ser acusado de crime de responsabilidade nas contratações da secretaria de Saúde para enfrentamento da pandemia de Covid-19. Outro nome confirmado pelo presidente foi o do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. Da lista de dez nomes de governadores, devem ser convocados nove, segundo se comenta entre os senadores, mas há muita pressão para que as convocações sejam resumidas ao mínimo necessário.

Ibaneis pode ser convocado por conta das investigações que ocorrem pelo Ministério Público do Distrito Federal a partir da Operação Falso Negativo, que levou para a cadeia toda a cúpula da Secretaria da Saúde. Há denúncias de que recursos federais foram desviados por agentes públicos distritais, o que justificaria a convocação. Na Câmara Legislativa, a proposta de criação de uma CPI da Covid foi sepultada pela base do governo, que é maioria esmagadora no Legislativo local.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas