Produtores calculam produção de 500 mil litros de vinho no DF

Taças de espumantes Misto Brasília
O Distrito Federal tem se destacado na produção agrícola e quer ser reconhecido também com o vinho/Arquivo/Sebrae
Compartilhe:

A aposta está sendo feita para a região do PAD-DF, que em 2022 terá a Vinícola Brasília

A atual administração que ocupa o Palácio do Buriti aposta que a DF-285, que tem agora um recapeamento asfáltico novo de quase 14 quilômetros, irá facilitar o escoamento da produção agrícola da região do PAD-DF. Entre as culturas plantadas na região, a uva pode criar um ambiente favorável para criação de um vinho de qualidade. A região já possui uma rota do vinho.

“Temos produtores aqui que já estão entregando vinho na região e nós vamos incentivar através da pesquisa, para que a gente tenha uma produção cada vez melhor, para que a gente possa estudar os terrenos, estudar o solo e as melhores uvas para plantar na região”, comentou ontem o governador Ibaneis Rocha (MDB).

A rota do vinho foi criada por dez produtores rurais. Esse grupo de empresários está criando a Vinícola Brasília. Com previsão de inauguração para março de 2022, o empreendimento vai começar as atividades com produção de 60 mil litros por ano, chegando até 500 mil litros por ano.

Eles garantem que a uva da região é de altíssima qualidade. Por isso, têm a expectativa de que a rota do vinho do DF se torne referência nacional e internacional. A rodovia DF-285 dará acesso a dois empreendimentos ­– Horus Vinhos e Vinhedos e Casa Vitor – que fazem parte da Vinícola Brasília e que estão sendo incluídos na rota do enoturismo mapeada pela Secretaria de Turismo.

“O enoturismo é um guarda-chuva que agrega o turismo rural, o turismo gastronômico, o ecoturismo, o turismo de experiência, o turismo de contemplação e o artesanato. Esse é o novo olhar do turismo implementado pelo governo do DF. Estamos ressignificando as experiências, o fazer, o pensar, o sentir e o olhar do turismo, colocando Brasília, a capital de todos os brasileiros no lugar que é dela”, afirmou a secretária Vanessa Mendonça.

Foto/Vitivinicultores posam para foto na inauguração do asfalto da estrada/Claudio Gerber/Setur-DF

Produtores de vinho DF PAD-DF rodovia

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas