Processo da cassação de Daniel Silveira deve ser votado na próxima terça-feira
Na próxima terça-feira (13), a partir das 11 horas, os membros do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados votam o parecer que recomenda a cassação do mandato do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ). O relatório favorável à perda do mandato foi apresentado pela deputada Professora Rosa Neide (PT-MT).
Daniel Silveira é acusado de ameaçar manifestantes “antifascistas” em postagem em uma rede social, em 2020. A representação (REP 8/21) contra o deputado foi apresentada pelos partidos Rede, Psol e PSB. Silveira nega as acusações.
Depois dessa votação, está previsto a instauração de processos contra mais três parlamentares. Devem ser investigados Diego Garcia (Pode-PR), Ricardo Barros (PP-PR) e Luís Miranda (DEM-DF). Os nomes dos relatores podem ser ser escolhidos ainda na mesma sessão através de sorteio.
No caso de Ricardo Barros, a representação é do PSol, que acusa o parlamentar de abuso das prerrogativas asseguradas para cometer as ilegalidades e irregularidade, o que teria atropelado o decoro parlamentar. A denúncia é feita com base nas acusações do deputado Luís Miranda na CPI da Covid-19, segundo a qual Barros queria fazer “rolo” no Ministério da Saúde com a compra da vacina indiana Covaxin.
Luís Miranda tem uma representação contra si protocolada pelo PTB, segundo a qual o deputado do DF teria se aliado a pessoas “e utilizou-se da periclitante circunstância da Pandemia Mundial da Covid-19 a fim de criar uma narrativa com o ˙nico objetivo de prejudicar o presidente da República”.