A medida que já está valendo foi aprovada no Conselho de Ministros para 60 municípios
Desde ontem (10), quem quiser entrar em restaurantes de 60 municípios de Portugal, incluindo a capital, terá que apresentar um teste negativo de Covid-19 ou certificado digital que indique vacinação ou recuperação da doença. Médicos ouvidos pela Sputnik Brasil divergem sobre a regra.
A medida foi aprovada no Conselho de Ministros, nesta quinta-feira (08), e valerá nos 27 municípios que apresentam risco elevado, que ultrapassaram 120 casos por 100 mil habitantes por duas semanas seguidas, e nos 33 onde o risco é muito elevado, ultrapassando os 240 casos por 100 mil habitantes.
A princípio, a exigência será feita apenas aos fins de semana, a partir das 19 horas de sexta-feira até as 22h30 de domingo. Nas esplanadas (mesas ao ar livre), não será necessário apresentar testes ou certificados.
Com isso, os restaurantes voltam a poder funcionar nos fins de semana na parte da noite nos municípios onde a situação é pior. Antes, eles tinham que fechar às 15h30. Também foram suspensas as proibições de entrar e sair da Área Metropolitana de Lisboa (AML) a partir das 15h30 desta sexta-feira (9), informou a agência Sputnik.