Ação faz parte de uma campanha para engajar a sociedade a defender os direitos das mulheres
Entre esta terça-feira (21) e sábado (25) mulheres em situação de vulnerabilidade social de Brasília, com idade a partir dos 40 anos, poderão fazer exames gratuitos de detecção do câncer de mama na carreta da campanha “Mulheres Amigas”, que estará estacionada na Rodoviária do Plano Piloto das 8 às 18 horas.
A ação acontece em parceria com a ONG Américas Amigas e para participar é necessário fazer um cadastro prévio no site da instituição. Depois de Brasília, a carreta seguirá para a cidade de São Paulo e a região metropolitana da capital.
Faz parte da campanha Mamografia no SUS para a engajar a sociedade a defender o direito das mulheres à realização da mamografia de rotina no Sistema Único de Saúde (SUS), a partir dos 40 anos. A campanha visa ampliar a voz da população para que o projeto de decreto legislativo (PDL) nº 679/2019 seja colocado em votação e aprovado no Congresso Nacional durante o mês de conscientização sobre o câncer de mama.
Embora a Lei 11.664/2008 determine a realização da mamografia no país entre os 40 e os 69 anos, a Portaria nº 61/2015 restringe na prática o exame no SUS às mulheres entre 50 e 69 anos.
“No outubro rosa, o debate sobre a importância do diagnóstico precoce fica mais evidente. Vamos aproveitar esse momento para mudar esse cenário, engajando a sociedade nesta causa tão relevante”, comenta a diretora de Comunicação e Assuntos Corporativos da Pfizer Brasil, idealizadora da campanha, Cristiane Santos Blanch.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) observa que a pandemia gerou um impacto significativo na realização da mamografia bilateral (quando feita nas duas mamas) para o rastreamento do câncer de mama. Dados do Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SIA-SUS) mostram a queda de 48% na mamografia de rotina, passando de 3,2 milhões, entre março e dezembro de 2019, para 1,7 milhão no mesmo período de 2020.5.