A polícia disse que foram usadas armas automáticas e granadas durante os confrontos
Confrontos entre grupos criminais em uma prisão na cidade equatoriana de Guayaquil deixou 116 pessoas mortas e cerca de 80 feridos, informou o presidente Guillermo Lasso. Os confrontos na Penitenciaria del Litoral de Guayaquil irromperam após relatos de tiroteios e explosões na instalação, nesta quarta-feira (29).
O pessoal da prisão foi evacuado. A polícia disse que foram usadas armas automáticas e granadas durante os confrontos. “Segundo as últimas informações, 116 pessoas morreram e cerca de 80 ficaram feridas. Todas estas pessoas eram presos, nenhum empregado foi ferido”, de acordo com o presidente. Lasso declarou o estado de emergência de 60 dias no sistema penitenciário nacional, informou a Sputnik.
Ultimamente, a província de Guayas tem sido cenário de lutas sangrentas entre gangues pelo controle da prisão. O Ministério Público do país sul-americano informou também que seis dos presos mortos na Penitenciaria del Litoral foram decapitados. O governo reforçou a presença militar fora das instalações.
En este momento equipo militar ingresa a la Penitenciaría del Litoral pic.twitter.com/pUoeYMfeTo
— Diario Expreso (@Expresoec) September 29, 2021