No acumulado dos nove meses, a redução é de 17,6%, segundo a Secretaria de Segurança Pública
O Distrito Federal registrou o menor número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) dos últimos 22 anos para o mês de setembro, com queda de 47% em relação ao mesmo mês do ano passado, de 34 para 18 vítimas. Os dados foram divulgados hoje (06) pela Secretaria da Segurança Pública.
No acumulado dos nove meses, a redução dos CVLIs, que englobam homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, é de 17,6% no comparativo com o mesmo recorte de 2020. Isso representa 54 mortes a menos este ano. Os latrocínios também apresentaram redução nos primeiros nove meses de 2021. Foram nove casos a menos que no mesmo período do ano passado, redução de 39%, de 23 para 14 vítimas.
No homicídio a queda foi ainda maior em setembro, de 51,5%, passando de 33 para 16 vítimas no comparativo com o mesmo mês do ano passado, sendo também o mês de setembro com menor número de vítimas dos últimos 22 anos.
No acumulado de janeiro a setembro a queda desse tipo penal foi de 16,4%. De acordo com o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo, as ações do programa norteador da Segurança Pública local — o DF Mais Seguro — têm assegurado essa redução sistemática dos índices criminais no DF. “Trabalhamos com alinhamentos praticamente semanais, o que nos permite mudar estratégias e incluir novas ações”, disse o secretário de acordo com a Agência Brasília.

