As atividades econômicas querem atrair os servidores públicos que terão um feriadão pela frente
A próxima segunda-feira (01) será de folga para todos os servidores públicos do Distrito Federal que trabalham nos três Poderes. O ponto facultativo foi transferido desta quinta-feira (28) para a próxima semana e com isso, haverá um feriadão que o comércio pretende explorar.
O Outlet Premium Brasília, por exemplo, manterá o seu horário de funcionamento tradicional, das 9 às 21 horas, durante todo o feriadão de Finados, entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro. “Dessa maneira, além de curtir as atrações de Brasília e Goiânia, os moradores e turistas podem aproveitar os descontos de até 80% nas mais de 100 marcas nacionais e internacionais”, informou a administração do local que fica em Alexania.
No Distrito Federal, o comércio também vai funcionar normalmente na segunda-feira. A ideia é atrair o servidor público do Judiciário, Executivo e Legislativo. Na terça-feira (02), feriado nacional por conta do Dia de Finados, o comércio na capital federal foi autorizado a funcionar normalmente.
Em nota, a Fecomércio-DF informou que a abertura foi possível com a convenção coletiva de trabalho firmada entre a instituição, o Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista) e o Sindicato dos Empregados do Comércio.
De acordo com uma nota da federação do comércio, “o mesmo vale para bares, restaurantes, supermercados, que irão funcionar normalmente durante o feriado. Com relação às farmácias, a abertura será obrigatória para aquelas que operarem no esquema de plantão 24 horas. Para as demais, o funcionamento será facultativo”.
Estabelecimentos ligados aos sindicatos das empresas de material óptico e fotográfico (Sindióptica), papelarias (Sindipel) e comércio varejista de carnes, gêneros alimentícios, frutas, verduras, flores e plantas (Sindigêneros) também estão autorizadas a abrir.