Miopia é uma epidemia e por isso todo cuidado é pouco

HOB - oftalmologista - Natanael Abreu Misto Brasília
Oftalmologista Natanael Abreu, do Hospital Oftalmológico de Brasília/Divulgação
Compartilhe:

Atividades como leitura ou uso de eletrônicos aumentam as chances de se tornar míope

Pais e professores devem ficar atentos a alguns sinais da miopia em crianças. A miopia é uma condição ocular comum, que geralmente se desenvolve nos primeiros 20 anos de vida.

Sua prevalência vem aumentando consideravelmente ao longo dos anos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2000, 23% da população mundial apresentava miopia e já projeta que aproximadamente 50% das pessoas desenvolverá o problema em 2050.



Está comprovado que a exposição continuada, sem intervalos, a atividades próximas como leitura ou uso de eletrônicos aumenta a chance de se tornar míope.

Recomenda-se a prática de atividades esportivas e de recreação ao ar livre (contato com a luz solar por pelo menos duas horas por dia). “E reduzir o tempo de exposição a telas e, quando estudar, fazer intervalos a cada 20 a 40 minutos”, sugere o especialista em estrabismo e neuroftalmologia do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), Natanael Abreu.

“É fundamental fazer os exames anualmente. Um olho míope sempre será míope, ou seja, não tem cura, apenas tratamentos, que para melhorar o foco das imagens e desacelerar a sua progressão”, completa Abreu.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas